top of page

Idosos – Vivendo mais e melhor!

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Com cuidados preventivos, acompanhamento médico e bons hábitos, a vida depois dos 60 anos pode continuar ativa e produtiva.

A expectativa de vida no Brasil subiu para 73 anos. Hoje são 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e, em 2025, serão 32 milhões. O novo desafio é garantir saúde e qualidade de vida na treceira idade.

Vacinas e medicamentos mais eficazes já permitem prevenir e tratar doenças infectocontagiosas, como gripe e hepatite. Mas a longevidade aumenta o risco de outras doenças, como câncer, parkinson e alzheimer, que, se tratadas quando detectadas precocemente, garantem boa qualidade de vida ao paciente. Além da hipertensão, é preciso também estar atento a outras doenças crônicas típicas da 3ª idade como diabetes, artrose, osteoporose e problemas vasculares, sem esquecer a depressão, que também atinge parte desses idosos.

Importante destacar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ser saudável não significa estar sem doença, mas desfrutar de bem-estar físico, mental e social. Adequadamente medicado e com acompanhamento regular, o idoso, mesmo que porte alguma doença, pode se manter produtivo e aproveitar bem a vida. A regra ideal para viver mais e melhor é a prevenção com orientação de um médico, que pode ser geriatra. A geriatria permite prevenir e tratar doenças crônicas e ajuda a abrandar as incapacidades causadas por moléstias degenerativas. O médico deve ser um gerenciador da saúde, cuidando do paciente em sentido amplo e em colaboração com outras especialidades e serviços complementares (…).

Garantir uma boa qualidade de vida é fundamental para as pessoas com mais de 60 anos. A nutrição adequada tem papel importante na manutenção do bem-estar e da disposição. A pessoa deve exercitar-se e, se necessário, fazer fisioterapia sob orientação médica e supervisão de um fisioterapeuta. Mas a todos esses cuidados, é preciso acrescentar mais um: a convivência social. Os amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho formam, juntos, uma rede de proteção e afeto primordial para quem quer viver mais e melhor.

* Fonte: Página Einstein (veículo informativo do Hospital Albert Einstein) – 30.jan.11.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page