Amigos, hoje vamos falar sobre a pneumonia nos nossos idosos!
A pneumonia é uma doença infectocontagiosa que afeta os pulmões de pessoas de qualquer idade, causada por bactérias, fungos ou vírus, sendo especialmente mais grave em idosos com mais de 60 anos: 80% das mortes registradas por pneumonia no Brasil, de 2015 a 2017, correspondem às pessoas com idade a partir dos 60 anos. Fica evidente, então, a necessidade de bastante cuidado e atenção com os idosos, devido à sua maior vulnerabilidade à doença.
A gravidade da pneumonia nos idosos costuma ser maior pelo fato de o seu sistema imunológico estar naturalmente mais fraco, além da presença, comum nessa idade, de outros problemas de saúde, como diabetes, disfunções renais, desnutrição e até mesmo uma simples gripe mal curada. Todas essas questões levam a uma maior dificuldade de o organismo combater os agentes infecciosos, tornando mais complicado o tratamento.
Seus principais sintomas são: tosse, falta de ar, dor no peito e nas costas, e febre alta. Nos idosos, por sua vez, os sintomas costumam ser mais inespecíficos: prostração, confusão mental, mal-estar generalizado e redução do apetite. Assim, para reduzir o risco de o idoso ter pneumonia, são necessários alguns cuidados. Confira as orientações:
- Evitar mudanças bruscas de temperatural e o frio: a nossa imunidade fica mais fraca em baixas temperaturas, podendo ser uma porta de entrada para a pneumonia, portanto, deve ser evitada.
- Evitar aglomerações, especialmente em locais fechados e com ar condicionado: lugares com muita gente aumentam o risco de disseminação de doenças, então é importante serem evitados.
- Lavar bem as mãos com frequência é importante para que o contágio seja evitado.
- Manter a vacinação em dia: a vacina antipneumocócica protege contra a pneumonia bacteriana e está disponível pelo SUS.
É muito importante que o familiar ou o cuidador profissional do idoso saiba, como os nossos, tanto auxiliar na prevenção da doença, quanto identificar os primeiros sinais de uma possível contaminação e, assim, procurar assistência médica o mais rápido possível, favorecendo um bom tratamento e recuperação!
Comentarios