No Brasil, de cada 100 (cem) internações de emergência causadas por quedas ou mal súbito, 42 casos são de idosos, sendo que 10% desses idosos não sobreviverão. É, ao mesmo tempo, angustiante e preocupante tal situação, especialmente para todos nós que temos idosos em nossas vidas, sejam nossos pais, avós ou cônjuge.
Infelizmente, acidentes domésticos envolvendo idosos crescem mais a cada dia... e a grande questão é: como fazer para ajudar os nossos idosos na vida cotidiana e reduzir os riscos de acidente ou mal súbito?
Sabemos que a realidade não facilita. Mesmo quando o idoso vive com familiares, muitas vezes ele acaba ficando sozinho em casa pela necessidade das pessoas precisarem trabalhar fora. Mas, pior é a sua preocupação, por ex. como filhos, no caso do pai ou da mãe com idades avançadas ou com problemas de saúde morarem sozinhos. Então... o que fazer?
Nesses casos, o ideal seria ter alguém que ficasse sempre próximo e vigilante – o que é difícil no mundo em que vivemos hoje!. Normalmente, o que ocorre é alguém da família assumir o papel de cuidador familiar (não profissional), ficando quase sempre à disposição para acompanhar e ajudar o idoso – porém essa dedicação tem um peso elevado na vida do(a) cuidador(a) familiar em razão do desgaste, tanto físico quanto mental, que a circunstância exige.
Outras 3 (duas) soluções são as seguintes:
A primeira é instalação de câmeras e aplicativos de monitoramento nos lares onde os idosos residem. Esta solução é relativamente simples e dispõe de opções e preços variados, mas não evita o acidente ou o mal súbito. Por outro lado, permite acionar o socorro á distância.
A segunda, também muito usada, é pedir a algum vizinho de confiança para “dar uma olhada” de vez em quando nos idosos.
Já a terceira e ideal, é o serviço de uma cuidadora profissional que, embora muitos acham ser uma opção inacessível por causa do seu suposto alto custo , é, sim, viável quando ajustado às reais e específicas necessidades de cada família. Tem várias vantagens, como vigilância e auxílio aos idosos de forma ininterrupta, inclusive com a possiblidade de prevenção e de reação imediata de socorro se for necessário. Também constitui uma companhia para o idoso. E para os familiares... são liberados para tocarem as suas atividades e compromissos, aliviados do estresse psicológico e físico que tanto prejudicam a saúde dos familiares cuidadores, e melhor.... ficando mais livres para dedicarem somente amor e carinho.
🔸Caso queira saber mais sobre o serviço de cuidadores profissionais e de como pode este serviço atender melhor a sua necessidade, é só entrar em contato conosco – Amigos Cuidadores. As informações de contato você encontra em nossa bio e em nosso site!
Comments