A prática de exercícios físicos na terceira idade pode trazer benefícios, como a prevenção de inflamações e até a melhora dos sintomas de depressão e ansiedade, comuns nesta fase da vida. Além disso, contribui para autonomia do idoso e uma melhor qualidade de vida. Leia mais para saber qual é a importância dos exercícios físicos para idosos.
Benefícios dos exercícios físicos para idosos
O envelhecimento causa algumas alterações no sistema imunológico, que pode se tornar menos eficiente na medida em que envelhecemos. As inflamações que acompanham o envelhecimento são características das doenças crônicas que representam a maior parte das causas de morte na terceira idade. No entanto, a prática regular de exercícios físicos estimula o bom funcionamento do sistema imunológico e a liberação de substâncias anti-inflamatórias.
Os exercícios físicos para idosos também ajudam a melhorar a resistência muscular, a flexibilidade e a capacidade aeróbica (o que contribui para a manutenção da autonomia), a promover sensação de bem-estar e a diminuir o risco dos seguintes problemas de saúde:
Doenças do coração;
Acidente vascular cerebral (AVC);
Câncer de cólon e mama;
Diabetes tipo 2;
Hipertensão arterial;
Obesidade;
Osteoporose;
Estresse, ansiedade e a depressão.
Tipos de exercícios físicos para idosos
Veja os principais exercícios físicos para idosos:
Exercícios aeróbicos – caminhar, andar de bicicleta e subir escadas são algumas opções de exercícios aeróbicos. Eles devem ter intensidade moderada, duração de 30 minutos diários e frequência de cinco dias por semana. Se fizer com mais intensidade, diminua para 20 minutos e para três dias por semana.
Exercícios de força muscular – cada sessão de musculação deve incluir de oito a dez exercícios envolvendo os principais grupos musculares. A frequência deve ser de dois ou mais dias não consecutivos na semana. Para ampliar o desenvolvimento da força, é recomendado de dez a quinze repetições para cada grupo muscular, com um nível de esforço de moderado a intenso.
Exercícios de flexibilidade – alongamento, pilates e yoga, por exemplo, estimulam a flexibilidade e o equilíbrio do idoso, que é fator importante para prevenir lesões causadas por quedas. Faça esse tipo de exercícios duas vezes na semana, durante dez minutos no mínimo.
Cuidados ao praticar exercícios físicos para idosos
É preciso prestar atenção na modalidade, duração, frequência, intensidade e modo de progressão do exercício a ser praticado. Faça tudo no seu ritmo, sem exageros, para evitar desgastes ou lesões. Antes de praticar qualquer exercício, converse com o médico para saber qual é o mais adequado para o seu caso e tenha sempre o acompanhamento de um profissional.
Referências
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/4665/1/ARTIGO_Exerc%C3%ADcioF%C3%ADsicoFator.pdf – acessado em 08/10/2018
http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n4/a23v16n4.pdf – acessado em 08/10/2018
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_viver_mais_melhor_melhor_2006.pdf – acessado em 08/10/2018
Comments