Na terceira idade, qualidade de vida é sinônimo de movimento e interação. Várias pesquisas sobre o assunto indicam que conhecer pessoas novas, conversar, trocar experiências e sentir-se útil são condições indispensáveis para o bem estar dos idosos.
Em vista disso, para ser possível uma boa velhice, é importante que o idoso: . mantenha uma rede familiar e de amigos de forma a preservar sua autoestima; . tenha um ambiente saudável e agradável a fim de evitar os estresses no dia a dia; . tenha com quem conversar e interagir; . invista em leituras e programas que o levem a se movimentar e exercitar tanto mental quanto fisicamente; . por fim, e o mais importante, realize tarefas relevantes que o tragam o sentimento de utilidade, que o façam se sentir importante e capaz de ainda ter autonomia.
Porém, para tudo isso, é importante que se tenha pessoas disponíveis para acompanhá-los durante suas atividades, para ouví-los e interagirem entre si. Pessoas da família são as ideais, mas é sabido que nem sempre elas têm essa disponibilidade. Dessa forma, o serviço de cuidadores mostra-se como a melhor solução, fazendo com que os nossos idosos tenham sempre alguém ao seu lado para auxiliá-los em suas tarefas. Assim, eles se veem livres da solidão e têm possibilidade de ter uma boa vida durante a velhice.
Para saber mais sobre outras formas de se preservar a saúde e bem estar dos idosos, leia a matéria abaixo e veja o que eles mesmos têm a dizer sobre o que significa ter uma boa vida na terceira idade. Clique aqui.
Fonte: Correio Braziliense
Postado: 25/10/2011 11:48
Comments